Qual é o papel que se espera dos pais e da escola na educação das crianças e dos adolescentes? Como aliar o trabalho à educação dos filhos? Como educar crianças e adolescentes e lidar com a angústia de “tentar fazer o melhor”?
Ser pai e mãe não é tarefa fácil. Desempenhar este papel exige destes atores especial capacidade de suportar emoções e situações com as quais nem sempre se estão prontos para lidar.
Por isso, a troca de experiências, a compreensão da dinâmica familiar e a interpretação dos sentimentos que se presentificam durante a atuação como pai e mãe pode ser extremamente enriquecedor para criar o suporte necessário para a construção de um ambiente possível onde as relações transcorram de modo saudável.
Objetivos:
· Amparar pais e familiares na tarefa de Educação de crianças e adolescentes proporcionando uma releitura das situações vivenciadas e a compreensão dos sentimentos nelas envolvidos;
· Propiciar troca de experiências, sem julgamentos, entre os membros do grupo de modo que cada sujeito sinta-se capaz e responsável, a partir de suas potencialidades, de ser agente do processo afetivo e educativo;
· Criar ambiente de acolhimento de angústias, a fim de interpretá-las e desenvolver a capacidade de lidar com elas;
· Integrar pais, filhos e educadores fazendo-os observar papéis e competências pessoais nas diferentes relações de que participam.
Horário: 2ª-feira, das 20h30 às 22h
Responsáveis: Angelica Höffler, professora e psicanalista e Lucimara Mantovani, fonoaudióloga e psicopedagoga
Informações: angelicahoffler@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário